Tenha família
Na década de 90 consagrou-se um famoso grupo de pagode “Grupo Molejo”.
Esse grupo por sua vez, contagiou uma grande massa, devido aos seus pagodes eletrizantes e contagiantes.
Uma de suas músicas que achei interessante, o que será base dessa crônica, chama-se “Família”. Suas letras iniciais são [...Família, família, papai, vovó e titia, família, família..almoça junto todo dia...]
Atualmente a palavra família vem perdendo seu significado, pois a maioria apenas divide o mesmo teto.
Estabeleço um contraste entre os dias atuais com os dias em que essa música foi escrita. Primeiramente porque o conceito de família é outro, na composição, família é composta de “papai, vovó e titia”, atualmente esse conceito é ultrapassado , família é apenas você, seu pai, sua mãe e se tiver algum irmão ou irmã, isso se morarem juntos. Quer dizer que nossos tios, tias, vós e primos não são nossa família?
Outro contraste que ainda se nota é a parte que diz [...família almoça junto todo dia...], que ingenuidade dizer tão despretensioso no dias atuais!
Atualmente a situação real é a seguinte: o pai chega em casa almoça às pressas afim de retornar ao trabalho, os filhos tem de ir para a escola e o almoço tem de estar pronto na hora exata para que nada se desvie. E sem contar que quase nem se falam durante as refeições, ainda mais, nem almoçam juntos. É cada um num canto, um na mesa, outro na sala assistindo tv, outro no quarto, outros ainda que nem se sentam para almoçar.
A música ainda diz [...nunca perde essa mania...]Será? Pergunte-se: qual foi a última vez que almoçou com sua família? Quem você considera sua família?
A sociedade é algo muito dinâmico. Dinamismo esse que acaba por desviar alguns conceitos tão fundamentais para a formação de um cidadão. É então que se esfria um sentimento tão bonito o amor.
Albert Einstein certa vez disse: ”Se um dia tiver de escolher entre o amor e o mundo, lembre-se..se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele você ganhará o mundo”.
Não deixe que o círculo familiar se acabe ficando “cada um no seu quadrado”.
A família é como se fosse nosso apoio. E não se esqueça que com apoio podemos erguer o mundo.
Eumirrerisson Norransã Miranda
3º Ano A
Nenhum comentário:
Postar um comentário